Nesta quinta-feira (30) a igreja católica celebra o dia de "Corpus Christi", como o próprio nome já diz, “Corpus Christi”, que em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
A data recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos. Neste dia, os fiéis contam com uma programação especial, com terços, missa especial e finaliza com uma procissão. A celebração conta também com a produção de tapetes de Corpus Christi, que têm origem portuguesa.
Em Palmeira dos Índios movimentos católicos se reúnem para a produção dos tradicionais tapetes, com desejos com referência a passagens bíblicas.
Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".