O MPE de Alagoas indiciou o pai de Maria Katharina Simões, de 10 anos de idade, que foi encontrada enforcada no estábulo da casa onde residia com os pais e o irmão de 5 anos, no Povoado Moreira, zona rural de Palmeira dos Índios.
Mesmo após o resultado da simulação da morte da criança apontar que a criança poderia, de fato, ter amarrado a corda e que, segundo a reprodução, não havia indícios de participação de outra pessoa no local onde ocorreuo fato, o pai dela foi denunciado pelos crimes de agressão física e abandono de incapaz, resultando na morte da menina.
Para o MPE e de acordo com a investigação, depoimento de testemunhas e da mãe da criança, a autoria e a materialidade dos crimes estão comprovadas.
Segundo o relatório, o denunciado abandonou a menor de 10 anos sozinha em casa, em situação de vulnerabilidade, praticou maus tratos contra ela e o irmão, aplicou, aplicando castigo com extinto de crueldade, os obrigado a passarem a noite nas baias dos cavalos, praticando ainda, violência verbal física e psicológica, o que, segundo especialistas, a levou a prática de suicídio de sua filha Katharina”, diz parte do processo.
O inquérito sobre a morte de Maria Katharina, está na 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios.