Palmeira dos Índios - AL
Carregando...

NO AR

09:00 - 11:00

Eli Correia

Programa que Saudade

Maceió sedia 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20

Publicado por: Vanessa Lima
01/07/2024

Maceió vai receber, nesta segunda-feira (1º) e terça-feira (2), delegações de mais de 30 parlamentos de diferentes regiões do Brasil e de organismos internacionais para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 (Pilar Legislativo do G20).

O encontro é promovido pela Câmara dos Deputados e tem como lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

O evento vai acontecer no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, e integra a programação de discussões do grupo dos 20 países com as maiores economias do mundo. A capital alagoana é uma das cidades-sede desta programação no Brasil em 2024.

As mulheres parlamentares das nações integrantes do G20 e dos países convidados irão debater os temas prioritários da cúpula deste ano: mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais. O encontro será uma oportunidade para ampliar a participação das parlamentares em discussões que estão no centro das atenções mundiais.

A reunião terá sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um painel sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Além das sessões de trabalho conjunto, poderão ocorrer reuniões bilaterais, para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.

A cerimônia de abertura na segunda-feira está marcada para as 9h e terá a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP). Lira assumiu o comando do grupo de presidentes de parlamentos do G20 em outubro do ano passado, apontando desafios que precisam ser enfrentados no mundo, como fome, desnutrição, insegurança, mudanças climáticas e as consequências da pandemia da Covid-19.

Quatro organismos internacionais - União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul - e 26 países irão enviar delegação para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Ao todo, estão confirmadas 171 mulheres deputadas e senadoras. Também participam da solenidade a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário; a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva; e outras autoridades federais, do Estado de Alagoas e da Prefeitura de Maceió.

Dos países-membros do G20 participam a Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia. Dos países convidados vem Angola, Espanha, Nigéria, Noruega e Portugal. Países de língua portuguesa que também confirmaram presença estão Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e do Mercosul são Bolívia e Paraguai.

“Trata-se de uma oportunidade singular para que nossas interações com o mundo sejam ainda mais próximas. Estamos organizando, pela primeira vez na história do P20, uma reunião de mulheres parlamentares. As delegações trocarão experiências e informações sobre temas centrais da conjuntura mundial. Nosso empenho será o de deixar melhores contribuições para um mundo mais integrado, justo e sustentável”, afirmou Arthur Lira, durante participação no 12º Fórum Jurídico de Lisboa, esta semana.

Na programação do primeiro dia, consta exposição sobre mulheres no poder, sessão de trabalho com o tema ‘Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas’ e o painel ‘Brasil: avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres’.

Na terça-feira, estão agendadas as sessões de trabalho ‘Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios’ e ‘Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres’.

É uma honra nossa cidade e nosso estado sediar este evento tão importante e de relevo global. Debater e promover a inserção das mulheres na vida pública e na vida política é uma necessidade e, com este evento, queremos fomentar este engajamento e esta participação”, disse Lira.

A diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, Mariana Barreiras, falou sobre o trabalho na organização do evento. “Estamos há meses dedicados a esse projeto, com a consciência de sua grandiosidade, já que projeta o Brasil e seu Nordeste para o mundo. Estamos falando de mais de 170 mulheres deputadas e senadoras debatendo temas centrais para o mundo, como justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades”, explicou Mariana.

A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares é um dos diversos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, no final de novembro, com os chefes de Estado e de Governo. Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20, que reúne anualmente os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.

A presidência brasileira do G20 optou por divulgar várias partes do País, promovendo reuniões em diferentes cidades das regiões nacionais. A escolha da bancada feminina da Câmara dos Deputados por Maceió para a Reunião de Mulheres seguiu a mesma lógica. Baseou-se no fato de a localidade ter sido anteriormente escolhida como uma das cidades-sede dos eventos do G20 no Brasil e na opção por mostrar o Brasil em toda a sua diversidade, dinamizando regiões usualmente menos favorecidas por esse tipo de evento.

Os países do grupo representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços da população mundial. Ao longo deste ano, serão realizadas mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho, em nível técnico e ministerial, nas quinze cidades-sede do evento, distribuídas nas cinco regiões do país. No âmbito legislativo, além da reunião das mulheres parlamentares, será realizada a Cúpula do P20, em Brasília, em novembro.

P20

O P20 é um grupo de engajamento do G20 que visa fortalecer a colaboração global e garantir a aplicação dos acordos internacionais. Cooperação interparlamentar, aumento do envolvimento entre governos, parlamentos e outras partes interessadas na implementação de resultados do G20 fazem parte dos objetivos do P20.

G-20

O G20 é uma organização internacional que reúne as maiores economias do mundo. Em setembro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a presidência do G20.

Via - GazetaWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeira dos Índios

(82) 4101-9292 (WhatsApp escritório)
(82) 4141-9292 (ligação)
(82) 99605-9496 (WhatsApp estúdio)

novafm925@gmail.com

Endereço

Rua José Pinto de Barros n. 26
Centro-Palmeira dis Índios/AL
2024 Nova FM 92.5 Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram