Palmeira dos Índios - AL
Carregando...

NO AR

09:00 - 11:00

Justiça concede liberdade provisória a sócio de Kel Ferreti e MP-AL recorre da decisão

Publicado por: Redação
06/12/2024

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) informou nesta sexta-feira (6) que recorreu da decisão judicial da 17ª Vara Criminal da Capital que concedeu liberdade provisória a Igor Campioni, conhecido como 'Pai do Orgânico', preso na Operação Trapaça que investiga estelionato digital, entre outros crimes. Ele é sócio do influenciador Kel Ferreti que teve a prisão mantida na audiência de custódia.

Segundo o MP-AL, os dois fazem parte de uma organização criminosa envolvida em crime de lavagem de dinheiro envolvendo jogos de azar on-line. O Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf) apontou que Kel Ferreti é o suposto líder da organização criminosa e realiza um esquema milionário induzindo milhares de seguidores nas redes sociais a fazer apostas on-line.

Em nota o Gaesf informa que "requer que os magistrados reconsiderem a decisão que substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares por entender que a liberdade do investigado coloca em risco a apuração que ainda está em curso".

O grupo diz ainda na nota que, "em caso de não reconsideração da decisão proferida na quarta-feira (4), o Gaesf recorrerá à Câmara Criminal do Tribunal de Justiça" (leia nota na íntegra ao final do texto).

A defesa de Igor Campioni alegou que ele sofre de “surtos de paroxismos epileptiformes”, popularmente chamado de epilepsia, o que foi aceito pela Justiça ao conceder a liberdade provisória com restrições de cautela como uso de tornozeleira eletrônica para ser monitorado com raio zero de deslocamento e não manter contato com outros investigados no mesmo processo.

Na audiência de custódia, a Justiça manteve o influenciador Kel Ferreti preso por entender que “o acusado em tela apresenta risco à ordem pública, conforme suficientemente demonstrado no decreto preventivo”. Ele se encontra no sistema prisional, em um módulo exclusivo para ex-militares no presídio Baldomero Cavalcanti.

As defesas dos acusados informaram que seus clientes estão dispostos a fechar um acordo de colaboração. A Justiça ainda não se manifestou sobre essa possibilidade que segue sendo analisada.

Bens apreendidos na Operação Trapaça

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão e de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas, tanto em Maceió quanto na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Na casa de Kel Ferreti, o Gaesf apreendeu cerca de R$ 20mil, quase 40 telefones celulares, documentos e um veículo de luxo.

O Ministério Público suspeita que a organização criminosa faz a utilização de “laranjas” para ocultar bens, como no caso de veículos de luxo registrados em nome de terceiros, mas exibidos nas redes sociais como se fossem dos investigados. Para a execução da operação, o Gaesf requereu o bloqueio de R$ 21.278.337,60 além de 10 veículos de luxo.

O influenciador foi expulso da Polícia Militar em deze4de 2023 por cometer crime eleitoral. Nas eleições de 2022, ele postou um vídeo nas redes sociais mostrando seu voto de dentro da cabine de votação, o que é proibido.

Nota do Ministério Público

O Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) interpôs recurso nesta quinta-feira (5) contra a decisão judicial da 17ª Vara Criminal da Capital, que, após audiência de custódia, concedeu liberdade a Igor Campioni, que havia sido preso durante a Operação Trapaça, no último dia 4.

No recurso, o Gaesf requer que os magistrados reconsiderem a decisão que substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares, por entender que a liberdade do investigado coloca em risco a apuração que ainda está em curso.

Em caso de não reconsideração da decisão proferida na quarta-feira (4), o Gaesf recorrerá à Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeira dos Índios

(82) 4101-9292 (WhatsApp escritório)
(82) 4141-9292 (ligação)
(82) 99605-9496 (WhatsApp estúdio)

novafm925@gmail.com

Endereço

Rua José Pinto de Barros n. 26
Centro-Palmeira dis Índios/AL
2024 Nova FM 92.5 Todos os direitos reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram