O governador de Alagoas, Paulo Dantas, publicou em seu Instagram uma nota lamentando o ocorrido trágico em União dos Palmares e informou que decretou luto oficial de três dias. "Recebi com profunda tristeza a notícia da tragédia em União dos Palmares, que tirou várias vidas e deixou muitas pessoas feridas. Reafirmo meu acolhimento às famílias e amigos das vítimas neste momento tão difícil. Em respeito às vidas perdidas, decretamos luto oficial de três dias. Manifesto ainda, minha total solidariedade a todos que sofrem com essa tragédia. Um forte abraço às famílias!" finalizou o governador.
O prefeito da capital alagoana, JHC, o de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar e o prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca, também lamentaram o trágico acidente, que vitimou dezenas de pessoas e se dispuseram a ajudar no que fosse necessário.
"Minha solidariedade às vítimas e familiares do grave acidente na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Coloquei as UTIs do Hospital da Cidade à disposição para o que for necessário. Estamos prontos para ajudar nesse momento difícil!" Afirmou o prefeito de Maceió, JHC.
"É com grande tristeza que manifesto aqui minha solidariedade e votos de pesar ao povo Palmarino, bem como, ao meu amigo e prefeito Kil, em decorrência da tragédia ocorrida na tarde deste domingo, registrando várias vítimas. Acabo de falar por telefone com o prefeito Kil para oferecer ajuda neste momento da grande dor e comoção. Força, União dos Palmares"! Disse Júlio Cezar.
"Em nome do povo de Arapiraca, expresso meu profundo pesar pela tragédia ocorrida na Serra da Barriga, em União dos Palmares, que vitimou tantas vidas e que também deixou outras pessoas feridas. Neste momento de dor, prestamos nossa solidariedade às famílias das vítimas. Arapiraca se coloca a disposição para auxiliar no que for necessário, e estaremos unidos na esperança de que a força e o conforto cheguem aos corações de todos que sofrem com essa tragédia", finalizou Luciano Barbosa.
Sobre o acidente
O acidente envolvendo o ônibus que caiu em uma ribanceira, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, na tarde deste domingo (24), deixou 23 mortos e dezenas de feridos, segundo as equipes de socorro que estão no local.
Cerca de 40 pessoas estavam no veículo que subia a serra pela estrada de acesso ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Em um trecho da via, o motorista perdeu o controle da direção e o ônibus capotou na ribanceira, descendo por cerca de 20 metros, até parar em uma área de difícil acesso.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipes ao local, incluindo um helicóptero de resgate. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado para o resgate.
Logo após o acidente, moradores e membros da Guarda Florestal desceram para ajudar as vítimas. Segundo testemunhas, o ônibus seguia para assistir a atividades do projeto Pôr do Sol Cultural, que acontece aos domingos, durante o mês de novembro. Além de visitantes, entre eles crianças e adolescentes, estavam integrantes de um grupo de capoeira que iria se apresentar no local.
Vinte vítimas do capotamento foram encaminhadas para o Hospital Regional da Mata e estão recebendo os primeiros atendimentos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).