
Cerca de 2 mil integrantes de movimentos sociais tomaram o calçadão do Comércio, no centro de Maceió, na tarde desta terça-feira (22). A ação, que também inclui a ocupação da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), faz parte da “Semana Camponesa”, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Frente Nacional de Luta, entre outros grupos.
Os manifestantes chegaram à capital alagoana no domingo (20) e desde então realizam atividades e atos com o objetivo de cobrar avanços em políticas de Reforma Agrária e melhorias para assentamentos rurais em diversas regiões do estado. Parte do grupo montou acampamento dentro do prédio do Incra e outra parte permanece concentrada no calçadão, bloqueando parcialmente o fluxo na área.
Em nota, o MST informou que os militantes permanecerão mobilizados durante a noite desta terça-feira e madrugada de quarta-feira (23), quando será realizada uma assembleia para definir os próximos passos do movimento.
A mobilização integra uma série de protestos que estão sendo realizados em todo o estado e busca pressionar as autoridades para o atendimento de demandas voltadas à agricultura familiar, regularização de terras e infraestrutura nos assentamentos.
