A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) investiga um buffet acusado de enganar dezenas de clientes e causar prejuízos financeiros e emocionais em Maceió. Até o momento, quase 30 boletins de ocorrência foram registrados, envolvendo festas mal executadas ou canceladas. O caso tem gerado revolta entre os consumidores.
Dayanne Macedo, uma das vítimas, investiu R$ 3.800 para celebrar o aniversário de dois anos de sua filha. No entanto, a festa, planejada para 100 convidados, foi um desastre.
“Simplesmente ela não apareceu com as coisas. Mandou salgados para 30 pessoas, sendo que era uma festa para 100, e já estava tudo pago. O funcionário dela chegou às 18h10, enquanto a festa estava marcada para começar às 17h30. Desde às 15h30, ela dizia que estava chegando. Ligamos diversas vezes, mas ela só dizia que estava a caminho. Quando o funcionário chegou, não tinha nada para servir aos convidados”, desabafou Dayanne.
Outro caso é o de Klicia Alves, que investiu R$ 2.400 para a festa de 18 anos da filha. “Ela não entregou o que foi prometido. Faltaram doces e entradas para os convidados e a organização foi péssima. Cobrou frete para dois carros, mas só foi um. Além disso, a equipe se retirou antes do horário combinado. Quando reclamei, ela [dona do buffet] colocou a culpa nos funcionários”, relatou.
Além dos relatos, alguns clientes tentaram buscar explicações no endereço do buffet, que também era a residência da proprietária, mas foram informados de que ela havia se mudado. Mensagens e chamadas também não são mais respondidas.
O delegado Sidney Tenório, responsável pela investigação, explicou que o caso é tratado como estelionato. “Estamos diante de um possível crime de estelionato, cuja pena máxima pode chegar a cinco anos de prisão. Além disso, as vítimas podem buscar reparação civil, já que há claros danos materiais e morais.”
O QUE DIZ O BUFFET
Na semana passada, a proprietária do buffet deu uma entrevista negando todas as acusações. Contudo, nesta semana, a empresa decretou falência por meio de uma nota nas redes sociais.
“É com o coração pesado que venho comunicar uma decisão difícil, mas necessária. Nos últimos tempos, enfrentamos uma série de desafios que afetaram a operação do nosso negócio. A empresa estará entrando em contato com cada cliente afetado e com todos os clientes com datas agendadas, para rever o ressarcimento, de alguma forma, o mais rápido possível.”
Enquanto a investigação avança, as vítimas aguardam justiça e esperam recuperar, ao menos, parte dos prejuízos.