Agora são seis municípios de Alagoas que têm apenas um candidato a prefeito nas eleições deste ano. A quantidade aumentou com a recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de negar o recurso e manter o indeferimento do registro da candidatura de Eraldo Joaquim Cordeiro, o Padre Eraldo (PT), em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.
Os argumentos apresentados pelo corpo jurídico da Federação Brasil da Esperança para suspender a sentença judicial de 1º Grau (confirmada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas), que rejeitou a candidatura de Padre Eraldo, não foram aceitos pelo ministro Kassio Nunes Marques, relator do caso no TSE.
O candidato em Delmiro foi condenado em 2º Grau por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso do poder econômico, o que, na prática, o torna inelegível para as eleições deste ano. Ele foi alvo de uma ação de impugnação ingressada pela coligação ‘Juntos Somos Mais Fortes’, encabeçada pela atual prefeita do município e candidata à reeleição, Ziane Costa (MDB).
Se a Federação Brasil da Esperança não optar por substituir o candidato até o dia 16 de setembro (20 dias antes do pleito) e com Padre Eraldo impedido, Ziane ficará sozinha na disputa. Isso porque o outro candidato a prefeito de Delmiro Gouveia, o ex-prefeito Cazuza (PDT), desistiu de concorrer, alegando falta de recursos para manter a campanha nas ruas.
Na semana passada, o candidato a prefeito de Satuba pelo PSB, Paulo Roberto Batista do Nascimento, o Paulinho, anunciou nas redes sociais a renúncia à disputa no município. Para a desistência, ele alegou ‘motivos alheios à sua vontade’, sem detalhá-los. A decisão foi anunciada justamente no mesmo dia em que o pedido de registro de candidatura dele foi deferido pela Justiça Eleitoral.
Em Satuba, havia, até então, dois candidatos à prefeitura. Júnior Tuté (PP) é o atual prefeito e disputa a reeleição. Em 2020, foi eleito com 60% dos votos e derrotou Maria do Adalberon, que estava na condição de vice de Paulinho. Tuté vai encarar as urnas solitário.
O cenário com candidato único no pleito majoritário se repete nos municípios de Branquinha, Cacimbinhas, Jaramataia e Mar Vermelho. Nestes locais, apenas um concorrente pediu o registro à Justiça Eleitoral.
Em Branquinha, o atual prefeito Neno Freitas aparece sozinho na disputa à reeleição. Ele é do MDB e o seu partido montou uma chapa contando com o PSB e a Federação Brasil da Esperança (PV, PT e PCdoB).
Via - Gazetaweb